CONTEXTo

O Artesanato e as PMEs atuam como um importante amortecedor nas crises económicas e são muito mais relutantes em despedir funcionários em tempos difíceis. O artesanato também desempenha um papel fundamental na promoção de Educação Formação Profissional no local de trabalho que é essencial para transição da educação para o emprego e para garantir mão-de-obra qualificada. Ao mesmo tempo, nos países do Sul e do Mediterrâneo, tem-se identificado a falta de projetos inovadores para potenciar o conhecimento e a experiência dos mestres artesãos, bem como para cativar as gerações mais novas, para atividades artesanais que correm o risco de desaparecer. Nas últimas duas décadas, alguns ofícios tradicionais caíram em declínio devido à produção em massa e ao aumento do consumismo, levando a uma desvalorização do artesanato enquanto atividade profissional bem como a partilha de competências do saber fazer artesanal entre gerações. Outros evoluíram, abraçando a era digital, especialmente quando se trata de promover os seus produtos através de marketing digital e a angariação de novos clientes, colaboradores e públicos. Com base neste diagnóstico prévio feito pelos parceiros do projeto, é evidente a necessidade de (i) transferir os conhecimentos técnicos das antigas gerações de artesãos para uma nova geração de artesãos, por um lado, e (ii) melhorar o uso de tecnologias digitais no setor, o que requer o aprimoramento das competências digitais de profissionais e formandos, por outro lado.

OBJETIVOS DO RENOUVAL

O objetivo do projeto RENOUVAL é conceber novos percursos de educação e formação em setores artesanais com base em aprendizagem intergeracional, colocando jovens adultos pouco qualificados em contacto com profissionais do artesanato com a finalidade de oferecer, a ambos, novas oportunidades de qualificação e validação de competências, com o suporte de ferramentas digitais acessíveis, fáceis de usar incluindo aplicativos de aprendizagem baseados em jogos e ferramentas multimédia, como tutoriais em vídeo e casos de estudo. O projeto adota como referência os quadros europeus de qualificações EQF, ECVET, EQAVET, Europass e EPALE, para promover e aumentar a transparência e o reconhecimento de competências e qualificações.

GRUPO-ALVO

O s utilizadores do projeto RENOUVAL são formadores e educadores de adultos. Eles podem desenvolver as suas competências digitais e adotar ferramentas de aprendizagem intergeracional inovadoras para apoiar os seus formandos na validação de competências em setores artesanais. O grupo-alvo são jovens adultos pouco qualificados e artesãos e profissionais ligados ao artesanato. Eles podem descobrir novas formas, mais motivadoras de aprender, adaptadas às suas necessidades, e adquirir competências para trabalhar no sector do artesanato, desenvolvendo, ao mesmo tempo, competências de empregabilidade para a sua inclusão social e laboral. Por outro lado, os artesãos e formadores na área do artesanato terão a oportunidade de melhorar suas habilidades digitais, aprendendo a usar e aplicar ferramentas digitais para apoiar jovens adultos nos seus percursos de aprendizagem.